Ninterbt

    O Ninterbt é um aplicativo Android que realiza comunicação serial através do uso do bluetooth do smart fone. Ele inicialmente foi desenvolvido como parte de um projeto, mas devido as suas utilidades tornou-se um programa independente.

Detalhes do Ninterbt

Nome do processo: com.nintersoft.ninterbt
Versão: 1.5.00 (4.0+)
Preço: Grátis
Ano de lançamento: 2015
Sistema Operacional: Android
Idioma: Portugês (pt_BR, pt_PT), inglês (en_AU, en_GB, en_US), alemão (de_DE), espanhol (es_ES), italiano (it_IT), francês (fr_FR), japonês (jp_JP) e russo (ru_RU)
Licença: Livre

Para que serve

    O Ninterbt é um comunicador serial Bluetooth, ele tem como principal objetivo o envio de caracteres para outro dispositivo já pareado de forma que não haja interrupção na comunicação, ou seja, apenas através de comunicação segura e caractere de paridade. Tudo o que é necessário para a utilização deste programa é um circuito que possua algum módulo Bluetooth serial RS232.

    Inicialmente ele foi desenvolvido como parte de um projeto de automação residencial que envolvia Arduino e um módulo Bluetooth Hc-05, porém devido ao potencial da aplicação para uso em outros projetos e para outros fins, ela tornou-se um desenvolvimento independente, mas que ainda é fundamental para o projeto inicial.

Funcionalidades específicas

Envio de caracteres

    O Ninterbt possui como principal característica o envio de caracteres para que haja o sistema de comunicação mestre – escravo. Portanto, o Ninterbt possui um conjunto de caracteres específicos que é interpretado nos projetos em que é usado.

    O conjunto de caracteres padrão é o seguinte:

  • Ativação e desativação do circuito (respectivamente): “[” e “]”;
  • Ativação das saídas: “A” ~ “Y”;
  • Desativação das saídas: “a” ~ “y”;
  • Controle de luminosidade manual (barra): “1” à “0”;
  • Ativação de luminosidade manual: “{” e “}”;
  • Ativação e desativação de luminosidade automática (respectivamente): “<” e “>”;
  • Envio de caractere para identificação de saídas previamente ativadas (apenas se a opção estiver selecionada): “-“;
  • Caractere que identifica saída como desativada (apenas se a opção estiver selecionada): “0”;
  • Caractere que identifica saída como ativada (apenas se a opção estiver selecionada): “+”;

    OBS.: Estes dados valem apenas para o modo desenvolvedor desativado.

Modo desenvolvedor

    O Ninterbt também possui o modo desenvolvedor, que nada mais é que uma opção para desenvolvedores de projetos, a fim de facilitar o teste dos projetos desenvolvidos. Portanto, ao ativar este modo é possível alterar os caracteres enviados pelos alternadores, tanto ao ativar quanto ao desativar, além de outros controles, como ativar e desativar o circuito.

    Para ter acesso à janela de alteração de caracteres o aplicativo gerará uma nova opção no menu principal (ao iniciar a aplicação), e então o usuário será levado à esta janela ao clicar na opção que estará em destaque no menu.

Personalização de etiquetas

    Desde a versão 1.5 você pode mudar a etiqueta dos interruptores. Este recurso foi uma sugestão muito interessante da comunidade, recurso este que é muito útil quando você está implementando o projeto de automação residencial.

Estilo personalizado

    Este aplicativo conta com estilos personalizados para qualquer versão do Android, adaptando-se ao estilo nativo da plataforma.

Suporte por desenvolvedores

    Como todo projeto Nintersoft, o Ninterbt possui suporte dado pelos desenvolvedores do programa.

Licença de livre uso

    O Ninterpres encontra-se sob licença de livre uso, ou seja, você poderá baixá-lo e compartilha-lo, porém ele não possui seu código fonte aberto.

Sidebar